O sexo é um dos pontos que fazem parte de uma relação e é uma forma de mostrar afeto e carinho, ou apenas por prazer. Porém, o sexo também acarreta alguns problemas se não o fizermos devidamente protegidos, isto é, pode originar doenças.
As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DST, são infeções que tu podes obter através de uma relação sexual com alguém que tenha alguma infeção. A maioria dessas doenças sexualmente transmissíveis são pequenos vírus, bactérias e parasitas.
A pessoa que te transmite essa doença pode não aparentar tê-la, mas pode ser sua portadora.
Se não tomares certas precauções, infelizmente podes apanhá-las. As doenças sexualmente transmissíveis afetam tanto os homens como as mulheres e, por vezes, podem originar problemas de saúde muito graves.
Podes apanhar inúmeras doenças, entre as quais destaco a sida, a gonorreia, a sífilis e o herpes genital.
A sida(síndrome da imunodeficiência adquirida) é a doença mais famosa e que tu já deves ter ouvido falar. Esta doença é causada pelo vírus HIV e advém do sistema imunológico humano. O HIV é transmitido ao teu parceiro através de contato direto de uma membrana mucosa com um fluido corporal, como o sêmen ou secreção vaginal. A sida é uma doença que queres evitar a todo o custo, pois ainda não tem cura e a morte é quase uma certeza.
A gonorreia surge através da bactéria Neisseria gonorrhoeae que se instala nas membranas mucosas junto a tua uretra ou colo do útero. Os principais sintomas do herpes genital são o ardor ao urinar e a pus junto à área urinária.
A sífilis é uma doença venérea e normalmente surge como uma pequena ferida que não provoca dor, localizada nos órgãos genitais. Após alguns dias, esta ferida cicatriza por si só, mas a doença permanece no teu organismo.
Por fim, o herpes genital é originado pelo vírus Herpes simplex e exprime-se pelo aparecimento de manchas avermelhadas juntas aos teus órgãos genitais, provocando uma sensação de ardor. Mais tarde, estas manchas podem dar origem a pequenas bolhas, que ao fim de algum tempo rebentam e originam feridas. Infelizmente, esta doença ainda não tem cura definitiva.
Existem muitos métodos contracetivos que podes usar como a pílula, o adesivo, o dispositivo intra-uterino, entre outros. Contudo, o único que te oferece prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis é o preservativo, portanto recomendo-te vivamente a usá-lo e a olhares pela tua saúde, caso já tenhas uma relação a longo termo e confies perfeitamente no teu parceiro, também podem ir os dois fazer exames para verem se algum de vocês tem alguma doença, caso seja negativo, podem deixar de lado o preservativo.
Qualquer dúvida que tenhas, não hesites e fala connosco. Não tenhas vergonha! Nós mantemos sigilo.