Doenças Sexualmente Transmissíveis

Doenças-Sexualmente-Transmissíveis

O sexo é um dos pontos que fazem parte de uma relação e é uma forma de mostrar afeto e carinho, ou apenas por prazer. Porém, o sexo também acarreta alguns problemas se não o fizermos devidamente protegidos, isto é, pode originar doenças.

Afinal, o que são doenças sexualmente transmissíveis?

As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DST, são infeções que tu podes obter através de uma relação sexual com alguém que tenha alguma infeção. A maioria dessas doenças sexualmente transmissíveis são pequenos vírus, bactérias e parasitas.

A pessoa que te transmite essa doença pode não aparentar tê-la, mas pode ser sua portadora.

Todos nós estamos sujeitos a elas?

Se não tomares certas precauções, infelizmente podes apanhá-las. As doenças sexualmente transmissíveis afetam tanto os homens como as mulheres e, por vezes, podem originar problemas de saúde muito graves.

A que tipo de doenças estamos sujeitos?

Podes apanhar inúmeras doenças, entre as quais destaco a sida, a gonorreia, a sífilis e o herpes genital.

A sida(síndrome da imunodeficiência adquirida) é a doença mais famosa e que tu já deves ter ouvido falar. Esta doença é causada pelo vírus HIV e advém do sistema imunológico humano. O HIV é transmitido ao teu parceiro através de contato direto de uma membrana mucosa com um fluido corporal, como o sêmen ou secreção vaginal. A sida é uma doença que queres evitar a todo o custo, pois ainda não tem cura e a morte é quase uma certeza.

A gonorreia surge através da bactéria Neisseria gonorrhoeae que se instala nas membranas mucosas junto a tua uretra ou colo do útero. Os principais sintomas do herpes genital são o ardor ao urinar e a pus junto à área urinária.

A sífilis é uma doença venérea e normalmente surge como uma pequena ferida que não provoca dor, localizada nos órgãos genitais. Após alguns dias, esta ferida cicatriza por si só, mas a doença permanece no teu organismo.

Por fim, o herpes genital é originado pelo vírus Herpes simplex e exprime-se pelo aparecimento de manchas avermelhadas juntas aos teus órgãos genitais, provocando uma sensação de ardor. Mais tarde, estas manchas podem dar origem a pequenas bolhas, que ao fim de algum tempo rebentam e originam feridas. Infelizmente, esta doença ainda não tem cura definitiva.

Como me posso prevenir?

Existem muitos métodos contracetivos que podes usar como a pílula, o adesivo, o dispositivo intra-uterino, entre outros. Contudo, o único que te oferece prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis é o preservativo, portanto recomendo-te vivamente a usá-lo e a olhares pela tua saúde, caso já tenhas uma relação a longo termo e confies perfeitamente no teu parceiro, também podem ir os dois fazer exames para verem se algum de vocês tem alguma doença, caso seja negativo, podem deixar de lado o preservativo.

Qualquer dúvida que tenhas, não hesites e fala connosco. Não tenhas vergonha! Nós mantemos sigilo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,33 out of 5)


Deixa o Teu Comentário